Home- Notícias- PAPEL DE PAREDE ESTÁ NA MODA?
Publicado em: 04/02/2014
PAPEL DE PAREDE ESTÁ NA MODA?

"A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz."

                                                                                                                                                                                                              (Le Corbusier)

 

A resposta é: o papel de parede nunca esteve tão na moda e acho que sempre estará, e pode ser usado em quartos, lavabos e salas de jantar para deixar o ambiente achonchegante.

 

O papel de parede surgiu na China duzentos anos antes de Cristo e só surgiu na Europa nos séculos XVI e XVII. A primeira fábrica de papel de parede na Inglaterra surgiu em 1634 e no Brasil em 1960, com a modernização da indústria. Mas, desde seu surgimento na Europa, sempre existiu uma controvérsia de opiniões. Por um lado alguns consideravam uma maneira limpa e atrativa de decorar um ambiente enquanto outros o achavam efêmero e algo não original. Por ter sido atribuído a ele um caráter de imitação, quase sempre era projetado para imitar alguma coisa. Fora isso o papel de parede era associado à ilusão, rejeição da história e da tradição. Ganhou popularidade entre as classes trabalhadoras por ser mais barato do que uma tapeçaria.

 

Apesar destes debates e divergência de opiniões, gostos e classes, gradualmente o papel de parede começou a ser mais aceito, principalmente com o aparecimento da arte contemporânea. Ele vem mantendo seu lugar na moda através dos séculos e já foi apreciado tanto por ser um item de decoração luxuoso e caro como também para substituir algo mais caro. Expressa conforto e limpeza.  Hoje em dia eles estão muito mais interessantes e as opções são intermináveis.

 

Mas, se você é um novato neste mundo, antes que se perca entre as milhares de opções de papeis para decoração, considere o que melhor expressa sua individualidade e o estilo da sua casa.

 

Segundo Maria Helena Bonotto, proprietária da Perfatto Persianas e Revestimentos você precisa decidir qual é o estilo do ambiente que está decorando:

- Estilo Romântico: opte por adamascados e florais delicados em tons suaves e pasteis.(Fig. 01 e 02)

 

Fig. 1

 

Fig. 2

 

- Estilo Casual: opte por papeis que imitam palha ou diferentes texturas de couro.(Fig 03)

 

 

 

 

- Estilo Contemporâneo: considere estampas geométricas com acabamentos metálicos ou com brilho. Os desenhos florais também são uma opção.(Fig.04)

 

 

- Estilo Tradicional: adamascados complexos e listras são ótimas opções para coordenar com móveis e decoração tradicional.(Fig.05)

 

 

  Padrões, Estampas e Proporções:

- Qual o tamanho do espaço que você irá cobrir? Se o espaço é pequeno, por exemplo, um padrão em escala grande não terá espaço suficiente para se repetir, é como se estivéssemos enxergando só a metade de uma pintura. Escolha padrões em pequena escala ou um papel com textura.

- Se você está pensando em usar xadrezes ou listras largas, use barra de gesso na horizontal para dividir a parede e aplique o papel apenas na parte inferior para evitar o efeito de vertigem. Se for um papel com uma estampa mais delicada e discreta você pode fazer a aplicação do papel na parte de cima da parede e pintar a parte inferior.

Luz e Cor:

- Considere a quantidade de luz natural que entra no seu espaço antes de escolher o papel. Tonalidades mais claras, especialmente o amarelo, dão a sensação de luz natural. Já uma tonalidade mais escura pede ambientes que são bem iluminados.

- Os tons de marrom e o marinho trazem sensação de conforto, mesmo que o espaço não tenha muita luz.

- Considere para o que o ambiente é usado, vermelho e pink inspiram atividade, já o azul e o verde são cores que acalmam.

Opções:

- Cubra as quatro paredes, listras simples colocadas na horizontal para um look contemporâneo. Para um look tradicional aplique as listras na vertical.

- Cubra uma parede apenas, escolha uma estampa dramática que chame a atenção, aplique o papel atrás do sofá ou da cabeceira da cama. Ou escolha uma parede que você quer que seja o foco porque o papel atrai o olhar e pendure quadros ou um espelho para quebrar a extensão. Papéis com acabamentos metálicos ou com gloss darão um visual glamoroso.

- Teto, coloque papel de parede no inteiro. Para um impacto ainda maior, aplique o mesmo papel na parede atrás do móvel.

Aplique papel de parede no teto de lugares pequenos como lavabo ou em um hall de entrada (pequeno) para surpreender.

- Papel de parede também pode ficar ótimo em móveis, principalmente em gaveteiros e penteadeiras. Você pode aplicar apenas nas gavetas ou no móvel.

Mas para conhecer melhor as inúmeras opções existentes no mercado e ainda as novidades de 2014, faça uma visita na loja da Perfatto, na Rua Antônio Maria Coelho,4221 e procure uma das consultoras.

 

 

 

Eu sou Ana Cláudia Marcon, arquiteta e urbanista e você poderá tirar mais dúvidas a respeito dessa e de outras matérias editadas em minha coluna neste jornal através do email marconarquitetura@terra.com.br