Home- Notícias- MADEIRA DE DEMOLIÇÃO NA DECORAÇÃO E CONSTRUÇÃO
Publicado em: 16/08/2013
MADEIRA DE DEMOLIÇÃO NA DECORAÇÃO E CONSTRUÇÃO

 

"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro."
 
               

                                                                           (Provérbio Indígena)

 

Para que esta fraze não seja uma verdade futura, escolhi para este mês como venho fazendo nos artigos anteriores defender o meio ambiente, sendo assim vou falar sobre madeira de demolição.

A madeira de demolição provém do reaproveitamento da matéria-prima de casas antigas demolidas e que, se não fossem recicladas, seriam descartadas ou queimadas e justamente por possibilitar esta reutilização para a sociedade é que se torna um produto sustentável.

O uso da madeira de demolição virou tendência entre designers e arquitetos devido a diversas características. Uma delas é a responsabilidade ecológica através do reaproveitamento de uma matéria-prima que seria jogada fora em restos de obras. Outra característica é a resistência e durabilidade das madeiras que podem ter mais de 100 anos, e alguns tipos já são raridade no mercado. As marcas de prego e riscos conferem um aspecto singular à madeira e os móveis dão um ar rústico à decoração, evidenciando contrastes entre o antigo e o moderno.    

Nos projetos de interiores a madeira de demolição ganha espaços variados. Seja como revestimento em pisos e paredes ou nos móveis. Como painéis são ótimos para serem usados em muros para o apoio de vasos de plantas, como orquideas por exemplo. Nós móveis, uma bela mesa de jantar ou uma cristaleira conferem um ar de nostalgia à decoração. Seu uso em bancadas de banheiros ou lavabos dá um resultado surpreendente. 
 
 

Fonte: www.google.com

 

Este tipo de madeira também combina muito com o jardim, seja no piso, ou em floreiras, bancos, decks de piscina e pergolados. Nas áreas externas, por isso há sempre há dúvidas e receios sobre a utilização da madeira de demolição em projetos paisagísticos, sobretudo em áreas externas e descobertas. Entretanto, não há contraindicações. É necessária, apenas, a manutenção preventiva através do uso de verniz com filtro solar seguindo as recomendações de aplicação do fabricante.

 
Fonte: www.google.com

Os benefícios da madeira de demolição

Os benefícios do uso da madeira de demolição são diversos. O primeiro e mais importante benefício esta ligado ao apelo social que estamos vivendo no momento, com relação a preservação do planeta e ao uso de produtos sustentáveis. Fazemos nossa parte economizando novos recursos, contribuindo assim para que futuras gerações não sofram com limitações de recursos, principalmente os naturais.

Outro ponto positivo que podemos destacar quanto a madeira de demolição é a possibilidade do desenvolvimento e execução de projetos com uso de madeira de lei, matéria prima nobre que hoje não podemos mais encontrar no mercado pela extinção de varias espécies, entre elas a Peroba-rosa, e o grande diferencial do produto esta em sua superfície , que após anos de exposição ao tempo, adquiriu uma textura incomparável, com marcas lineares em seus veios, e bastante alteração na intensidade, causadas por diferenças em grau, forma e cuidado na exposição, fazendo com que cada peça da matéria prima seja uma verdadeira obra de arte.

 

Fonte: www.google.com

 

Eu sou Ana Cláudia Marcon, arquiteta e urbanista e você poderá tirar mais dúvidas a respeito dessa e de outras matérias editadas em minha coluna neste jornal através do email marconarquitetura@terra.com.br