Home- Notícias- CORES E SUA MAGIA
Publicado em: 09/08/2013
CORES E SUA MAGIA

 

Com incrível poder transformador, as cores são valiosas porque atuam de maneira sutil sobre as percepções. Para cada efeito desejado há uma cor ou tonalidade certa.
Quem ao fazer uma construção ou reforma não desejou ampliar, acolher, energizar ou simplesmente trazer alegria ao ambiente?
As cores tem este poder mágico.
Segue abaixo algumas sugestões:
Ampliar – Para isso a receita é apostar nos tons em que a luz encontra maior reflexão. O branco e as nuances naturais, ou seja, toda a gama de creme ou gelo, que também levam branco na sua composição cromática.
Mas se trabalharmos tudo muito claro o ambiente fica monótono, sendo assim a sugestão é usar matizes fortes nos detalhes, como almofadas e objetos decorativos. Se o problema é pé direito baixo, pinte de branco o teto e rodapé e este ultimo se for alto, como 40cm por exemplo são ótimos aliados para ampliar visualmente os espaços. Nesse caso, piso e paredes devem ter tonalidades mais escuras que o rodapé.
Acolher -  Ambientes grandes ou compridos e de pé-direito alto, costumam tirar o aconchego do ambiente, podemos ter a sensação de estar perdido no espaço. Nada melhor para reverter esta sensação que apostar nas cores marcantes. Uma parede colorida já é suficiente para tornar mais intimista a área inteira. As cores consideradas quentes, como marrons e vermelhos, porque passam a impressão de proximidade. No entanto, os verdes, os azuis e os lilases, desde que apresentem nuances mais fechadas, também produzem a sensação de acolhimento.

CORES ADEQUADAS

O tom das paredes também pode definir e dividir espaços. O segredo aqui é saber tirar proveito disso, aplicando  tom certo na proporção certa e no lugar certo, orquestrando composições afinadas com os demais elementos do ambiente. Lembre-se que poucos recursos chamam tanto a atenção na casa como um ponto de cor se diferenciando do conjunto. Portanto antes de decidir que cor usar avalie bem o efeito que deseja.
Não se esqueça que, quando o assunto é destacar um determinado ambiente, a saída segura é deixar todo o restante neutro, de preferência branco e só ele colorido. Já no caso de espaços de pouca permanência, como lavabos e holls de elevador, é permitido abusar das tonalidades fortes. Mesmo assim priorize tons claros nos ambientes vizinhos. O impacto de sair de um tom marcante para um suave estimula a retina e envia mensagens de bem-estar ao cérebro.

HORA DE TESTAR

Você já sabe qual sua cor preferida, mas isso não é tudo. Antes de comprar a sugestão é que , você escolhas os tons em um catálogo de cores, vá até a loja e peça para fazer em latas de 1L. Com elas, faça testes nas paredes: dê pinceladas generosas em quadrados de pelo menos 1x1m, e analise o resultado em horários diferente. Veja como os tons se comportam lado a lado, observe as nuances que a cor adquire quando recebe a luminosidade das janelas e quando é banhada pela luz emitida pelas luminárias. Se o resultado agradar, aí sim parta para a compra das latas ou galões.

COMO COMBINAR AS CORES

Aplicar algumas demão de tinta é o jeito mais barato, seguro e rápido de renovar os ambientes de sua casa. Afinal, pintar a sala é bem mais barato e rápido que trocar toda a decoração. Segue algumas dicas para ajudar você combinar as cores com a decoração existente.
Há duas maneiras de harmonizar as cores das tintas com as que predominam na decoração. Uma delas é amenizar a diferença entre elas. Nesse caso, recorra ao cículo cromático mapa dos tons primários e secundários). Ao trabalhar as cores vizinhas ou próxima no círculo, o contraste será menor e o resultado harmônico. Outra opção é apostar no contraste. Mas, também aqui, o equilíbrio é fundamental, o que se consegue explorando os opostos. Por exemplo, se é o vermelho que se destaca na decoração, escolha para as paredes o seu oposto, usando derivados de verde. Em ambientes de peças muito coloridas, é mais prudente manter as paredes neutras.
 

HARMONIA

 

CONTRASTE
 

 

ACOLHEDOR
 

 

VIBRANTE

 

 CLEAN


 

COR NA MEDIDA CERTA

 

Eu sou Ana Cláudia Marcon, arquiteta e urbanista e você poderá tirar mais dúvidas a respeito dessa e de outras matérias editadas em minha coluna neste jornal através do email marconarquitetura@terra.com.br