Home- Notícias- CASAS ECOLÓGICAS, O QUE SÃO E PORQUE OPTAR POR UMA
Publicado em: 04/02/2013
CASAS ECOLÓGICAS, O QUE SÃO E PORQUE OPTAR POR UMA

“De um traço nasce a arquitetura. E quando ele é bonito e cria surpresa, ela pode atingir, sendo bem conduzida, o nível superior de uma obra de arte”.
                                    (Oscar Niemeyer)

O que é uma casa ecológica, como é feita, qual material é usado, como tornar uma casa mais sustentável. Essas são perguntas comuns embora seja o assunto do momento.

O sonho de toda pessoa consciente e comprometida com o meio ambiente é ter uma casa ecológica, ou pelo menos fazer com que sua casa se torne menos poluente ao meio ambiente. Quando se sonha com a casa ideal, pensa-se num lugar belo e agradável, bem iluminado, quente no Inverno e fresca no Verão, com o ar puro, de fácil manutenção, respeitosa com o meio ambiente e que seja capaz de produzir a energia que consome e aproveitar a água das chuvas.

Para começar, o que é uma casa ecológica?

Uma casa ecológica é uma casa saudável que respeita o ambiente e tira maior partido do que a natureza dá.  Por exemplo, uma casa com orientação a sul permite um maior aproveitamento da energia e luminosidade do sol. A escolha do isolamento térmico adequado é igualmente determinante, evitando perdas de calor no Inverno e ganhos de calor no Verão.

Os materiais de construção são uma componente importante numa casa ecológica. Existem diversos materiais, de baixo impacto ambiental na produção e ao longo da vida útil: cerâmica, isolamentos naturais (feitos de fibras vegetais, cânhamo e celulose), tintas biológicas, cal, vidro, ferro, cobre, plásticos ecológicos e pedra.

Como é feita uma casa ecológica?

Um projeto de casa ecológica deve levar em conta a orientação da construção e da natureza que o rodeia, e devem ser criadas para serem auto-suficientes.

As construções  ecológicas estão na moda nos países mais avançados e ajudam a preservar o meio ambiente. Por exemplo: Uma bela construção em madeira deve utilizar madeiras como certificado de origem correto, podendo ser construída sobre uma base de rochas da região (granitos, calcários, xistos, etc.). Para manter a casa a uma temperatura equilibrada e para o aquecimento de água, podem-se utilizar as energias oriundas dos painéis solares. A energia elétrica pode ser reduzida através de painéis fotovoltaicos, aerogeradores e turbinas (se existir no local uma corrente de água).

Bioconstrução: A bioconstrução encarrega-se de encontrar a harmonia entre a tecnologia, a estética e a funcionalidade, que se integra, por sua vez, no meio ambiente natural ou urbano. O objetivo é satisfazer as necessidades humanas em condições saudáveis, guiando-se por um critério estrito de sustentabilidade e respeito com o meio ambiente.  Na hora de promover a construção de uma edificação sustentável, deve-se ter em conta o local, realização uma avaliação meio ambiental e procurando o aproveitamento das energias passivas. A estética deve ser integrada na paisagem ou na arquitetura local. Os sistemas de construção devem estar de acordo com o lugar e os materiais devem ser saudáveis. Deve-se conseguir um conforto térmico e acústico, com um ótimo consumo energético, em que a geração de resíduos seja mínima e que nesta estejam previstos métodos de reciclagem. É necessário cuidar da qualidade do ar e deve-se compensar a estética interior com a funcionalidade, tendo em conta a cor, a luz, os espaços e as dimensões.

Ou seja, a bioconstrução deve contemplar o aproveitamento do meio natural sem causar prejuízo algum sobre a sustentabilidade.

Energia limpa: Há duas formas mais fáceis de conseguir energia limpa, uma delas é a energia eólica, energia que provém do vento. A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota, limpa, amplamente distribuída globalmente e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa. A energia eólica transforma a rotação das ventoinhas em energia mecânica. A força da rotação é enviada para um gerador que transforma por sua vez energia mecânica em energia elétrica. O que não é a solução ideal para nossa região, visto que nossos ventos não são suficientes para essa produção o ano todo.

Outra forma são os painéis solares: Basicamente, dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. O dispositivo também é conhecido como “Painel Solar Fotovoltaico”. A composição de um painel solar consiste em células fotovoltaicas, estas com a propriedade de ter sensibilidade de absorver a energia solar e gerar a eletricidade em duas camadas opostas.

Estas são duas formas de usar energia de forma sustentável, ou seja, a casa ser capaz de produzir sua própria energia.

Este é o caso mais usual em nossa região.

Ecologia: A construção de casas de madeira é sem dúvida um dos sistemas de construção mais respeitosos para o meio ambiente. A madeira é um dos materiais de construção mais nobres, é natural e renovável, e o seu processo de transformação é simples, usando pouca energia em comparação com os materiais de construção tradicionais.

Há muitas formas ainda de usar materiais e ideias que possam ajudar na redução de dejetos e evitar desperdícios.

Um pouco dos materiais para construção da casa:

Energia solar para aquecer a água: com essa "mini-usina" caseira gasta-se 30% menos energia elétrica.  Custa em torno de 7000 reais a mais em construções novas. Com a economia na conta de luz, o investimento se paga em dois anos. Uma ressalva: o sistema não dá conta das baixas temperaturas, quando é necessário recorrer ao aquecimento elétrico.

Sistema de captação da água da chuva: numa região chuvosa, a metade da água necessária para uma família pode vir deste sistema.  Custa em torno de 5000 reais (para uma casa de 100 metros quadrados). Compensa investir no sistema. Além de ajudar a economizar na conta, é garantia de abastecimento de água para o futuro, quando esse pode se tornar um item mais escasso - e caro.

Lâmpadas fluorescentes: Sempre utilizar este tipo de iluminação. Apesar de custarem mais, duram muito mais tempo e consomem até 90% menos de energia (com mesma iluminação).

Estamos convencidos de que a casa ecológica deve ser mais barata - apesar de ser considerada muitas vezes como artigo de moda e isso tornar seu preço mais caro.  Além disso, existem os custos não compatibilizados - que decorrem do processo de extração, uso e manutenção dos materiais utilizados - que favorecem o uso de biomateriais em relação aos materiais de origem petroquímica.  Existem também diferenças quanto a expectativa de duração da casa.  Na Europa as casas são pensadas para gerações futuras (maior duração). Nos EUA, a maior parte das casas são de madeira (menor duração). Não sabemos qual a concepção predominante no Brasil...

Mas você leitor deve estar se perguntando se uma casa ecológica pode ser bela, esteja certo que sim. Veja abaixo alguns exemplos de casa belamente ecológicas.

  Fonte: www.google.com.br

 

     Fonte: www.google.com.br      

               

                                                                                                                                                                                                                                    Fonte: www.google.com.br 

Em Campo Grande ainda estamos engatinhando na construção de casas ecológicas, mas temos um grande incentivo por parte da Prefeitura Municipal através da Lei complementar 150-2010.
Adote essa idéia.

Eu sou Ana Cláudia Marcon, arquiteta e urbanista e você poderá tirar mais dúvidas a respeito dessa e de outras matérias editadas em minha coluna neste jornal através do email marconarquitetura@terra.com.br